Conteúdo da Prefeitura de Ibitiara-BA
- Página Inicial
- Notícias
- Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente
-
DESCARTE CORRETO DE LIXO PERFUROCORTANTE
DESCARTE CORRETO DE LIXO PERFUROCORTANTE
A nossa equipe de limpeza urbana frequentemente tem encontrado objetos perfurocortantes nos lixos domiciliares descartados de forma incorreta.
- LAI (Lei 12.527/2011) Art. 8º, §1º, V e VI
- LAI (Lei 12.527/2011) Art. 8º, §3º, V
- Veja mais em Mapa do Site
Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente
A nossa equipe de limpeza urbana frequentemente tem encontrado objetos perfurocortantes nos lixos domiciliares descartados de forma incorreta.
Você sabia que objetos perfurocortantes descartados de forma incorreta podem causar acidentes graves para os profissionais da limpeza urbana e coleta de lixo, a população e até com sua própria família?
Agulhas, seringas, lâminas de barbear, vidros quebrados e outros itens cortantes devem receber atenção especial no momento do descarte.
Passos detalhados para o descarte correto:
1. Recipiente adequado:
Utilize recipientes rígidos, resistentes a perfurações e vazamentos, como caixas coletoras específicas para materiais perfurocortantes (Descarpack, Descartex) ou improvisados com garrafas PET grossas ou embalagens de produtos de limpeza.
2. Identificação:
É fundamental identificar o recipiente com a frase "Cuidado, material perfurocortante" ou similar para alertar sobre o perigo.
3. Descarte imediato:
Após o uso, descarte os materiais perfurocortantes imediatamente no recipiente, evitando reencape ou desacoplamento manual de agulhas.
4. Fechamento seguro:
Certifique-se de que o recipiente esteja bem fechado e lacrado para evitar acidentes durante o transporte e manuseio.
5. Localização:
Mantenha os recipientes fora do alcance de crianças e animais, preferencialmente em locais de fácil acesso para descarte, mas seguros.
6. Não reutilize:
Recipientes de descarte de materiais perfurocortantes não devem ser esvaziados para reutilização, pois podem conter resíduos perigosos.
O descarte correto é um ato de responsabilidade e respeito à vida!
Mais notícias da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente
Agricultura e Meio...
Atenção produtores de Ibitiara e região: este ano teremos inversão...
Nesta 1ª etapa de imunização contra a Febre Aftosa, em maio de 2022, serão vacinados apenas animais com idade entre 0 e 24 meses.
Agricultura e Meio...
ATENÇÃO PRODUTORES! Estamos na reta final da Primeira...
Vacine seu rebanho de 0 a 2 anos até 31 de maio de 2022! O produtor que não comparecer ao escritório da ADAB para fazer a declaração estará sujeito a[...]
Agricultura e Meio...
NOTA INFORMATIVA!
É sabido que a gestão municipal destina recursos para mitigar os efeitos das adversidades climáticas tão comuns em nosso município.
Agricultura e Meio...
IBITIARA, VAMOS FICAR ATENTOS?
O INMET SINALIZOU QUE ATÉ TERÇA-FEIRA (02) NOSSA REGIÃO PODE REGISTRAR CHUVAS FORTES E VENTOS DE ATÉ 60 KM/ H.